Predios caixao da Regiao metropolitana do recife

Necessidade dos diagnósticos

A necessidade de realizar diagnósticos em prédios tipo caixão ocorreu devido ao cenário encontrado na Região Metropolitana do Recife. Formada por cerca de três milhões de habitantes e quatorze municípios, representa ainda a maior parte da concentração urbana, com cerca de 2,5 milhões de pessoas em cinco desses municípios. Destes habitantes, 250 mil moram em prédios construídos em alvenaria resistente (prédios tipo caixão), o que representa 10% dessa população, OLIVEIRA (2004), sendo esta, geralmente, de classe média baixa, não dispondo de recursos financeiros para recuperar as edificações.

Trabalho da RINCENT BTP BRASIL

Com isso, examinando a necessidade de inspeções nessas edificações a RINCENT BTP BRASIL utilizou seus metódos empregados em ensaios não-destrutivos do tipo impedância mecânica, usualmente utilizados na determinação da integridade das estacas, desenvolvidos e melhorados pela Rincent BTP Services, na França, para análisar o comportamento mecânico de qualquer tipo de elemento estrutural e determinar a integridade deste.

Foi realizado através da determinação de uma correlação entre a rigidez dinâmica obtida em vários locais das paredes, com a resistência à compressão dos prismas de alvenaria, acarretando com isso uma estimativa da carga que as paredes estão sendo submetidas.

A RINCENT BTP BRASIL realizou vistorias em uma infinidade de edificios emitindo Laudos técnicos dos residencias, relatórios de vistorias, relatórios de integridade das estacas e relatório auscultação impedância Mecânica.

 

   

Rigidez dinâmica na face das paredes

 

   

Prisma de bloco cerâmico para obter a resistência à compressão